Crato é um município brasileiro do estado do Ceará. A cidade situa-se no Cariri cearense, conhecido popularmente como o "Oásis do Sertão" pelas características climáticas mais úmidas e favoráveis à agropecuária. Faz divisa com o estado de Pernambuco, constituindo também um entroncamento rodoviário que a interliga ao Piauí, Paraíba e Pernambuco, além da capital do Ceará, Fortaleza. Localiza-se no sopé da Chapada do Araripe no extremo-sul do estado e na Microrregião do Cariri, integrante da Região Metropolitana do Cariri e em 2019, tinha quase 132.123 habitantes.[5] Por ser localizado no sopé da Chapada do Araripe, suas temperaturas são relativamente baixas no inverno, embora elevadas no verão, ao contrário de outras áreas do Nordeste.

Constitui-se numa cidade com grande expressão regional. Destaca-se na função de comercialização de produtos rurais, oriundos do desenvolvimento da agricultura nos vales irrigados da região do Cariri. Nesta área, destaca-se a famosa Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), feira agropecuária que inclui também shows com bandas e cantores famosos e atrai milhares de visitantes à cidade todo mês de julho.[8]

É uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará, situando-se atualmente como a sexta cidade mais populosa,[5] a 3ª mais desenvolvida[6] e o 7ª maior PIB do Estado.