Duo Yaô

Histórico:

De origem Iorubá, "Yaô", no candomblé, designa os filhos de santo já iniciados na feitura de santo, mas que ainda estão em desenvolvimento, em processo de aprendizado, envoltos num ciclo místico de iniciação.

Carregados do sentimento (o que achas de "do desejo" ou "da necessidade"?) de se reinventar, Diego Souza e Wesley Santana encaminham suas criações mirando o renascer do novo, a experimentação das sensações sonoras.

Abrasados de calor e leveza, as influências populares, que passeiam do "árido e colorido"

Sertão nordestino à sentimental Buenos Aires, enredam e transformam Piano e Violino em pontes com passe livre para a criação, interpretação e improvisação.

O Duo Yaô é fruto da mestiçagem genuinamente brasileira, regado à música clássica e tradicional, mirando o contemporâneo e o que mais possa vir depois dele; a multiplicidade do que somos, que palavras não contemplam, expressadas em sons. Somos som.

Integrantes:

Diego Souza

Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, Wesley Santana teve início na sua formação musical, ainda criança, na Solibel (Sociedade Lírica do Belmonte), onde teve como primeiro instrumento o piano, posteriormente, passou a desbravar o violino, instrumento que tem lhe permitido, tanto na vida acadêmica quanto na prática diária, aprendizados e intercâmbios enriquecedores. É membro da Orquestra de Cordas da UFCA, da Orquestra Filarmônica Pe. David Moreira, do Grupo Instrumental SOLIBEL Ensemble, do Coral Santa Cecília e Coordena a Orquestra Solibel Jovem OSJ. Participou do Festival Internacional de Orquestras Eurochestries, três edições em Sobral-CEve duas na França, nessa ocasião, liderando o Quinteto De Cordas do Ceará que foi criado por músicos da UFCA e da UFC de Sobral. Atualmente é monitor no Curso Técnico em Música da EEEP Gov. Virgílio Távora e na Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos. Com experiência nas áreas de Canto Coral e Orquestra, Didática, Musicalização Infantil, Teoria Musical e instrumentalização musical, com ênfase em instrumentos de cordas friccionadas e Cordas Percutidas.

Wesley Santana

Violonista e tecladista, compositor e arranjador, iniciou sua formação musical com dez anos de idade na Escola de Música ELAM CARIRI. Após um período de formação, começou a tocar como músico profissional e paralelamente a isso, tornou-se professor de música, dando aulas em escolas da região e também aulas particulares. Já participou como aluno do Projeto Residências Artística (Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga-CE) por três anos consecutivos, participando de oficinas com grandes nomes da música Brasileira como: Arismar do Espirito Santo, Carlos Malta, Itamar Assieré dentre outros, também já teve a oportunidade de participar de um festival internacional de cultura em Coimbra Portugal com grupo Zabumbeiros Cariris, podendo ampliar mais ainda sua vivência musical a partir do intercâmbio com a cultura de outro País.Atualmente atua como Professor/Coordenador do Curso Técnico em Regência, na Escola de Educação Profissional Governador Virgílio Távora, pela rede estadual de ensino do Ceará e também atua em projetos musicais de variadas formações.

Álbuns lançados:

Fotos e Vídeos:

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Plataformas disponíveis: