Afínita

Histórico:

A Afínita é uma banda autoral do Cariri cearense, tendo no decorrer da sua história perpassado pela a mudança nominal do grupo, tendo em vista, que surge pela denominação "Trotsk", criação do guitarrista e compositor Esdras Paiva, no entreato de 2008-2012, vindo a despontar no cenário caririense com uma proposta de música autoral envolvente e multicolorida, destacando-se pela aplicação de harmonias rebuscadas e melodias envolventes, numa fórmula sonora que arregimentou no acolhimento de notável número de seguidores, além do bom recebimento da crítica musical local. Tendo ainda o reconhecimento de músicas que conquistaram espaços e festivais, cinco de âmbito regional e um de âmbito nacional.

No ano de 2016 a antiga banda "Trotsk", teve por iniciativa de seu antigo integrante, o baterista Remy Oliveira, o anseio de retomar os trabalhos, passando a denominar conjuntamente com os novos integrantes, a banda "AvA". A Banda AvA teve de forma breve o reconhecimento do público regional, tendo sido destaque em festivais e eventos da região; Porém com as curvas do destino, vieram a se deparar com a existência de outros trabalhos que já se denominavam com o mesmo título. Decidiram de forma deliberativa a necessidade de alteração do nome da banda, justificada pelo o respeito aos artistas que já utilizam o nome "AVA" em seus projetos, bem como, diante da busca da individualização do presente trabalho.

Surge por fim, a Banda AFÍNITA, tendo na terminologia da língua portuguesa a representatividade de uma neologia, uma palavra criada com a intenção de expressar uma ideia não apenas oposta à finitude, posto que já encontraria guarida em infinita, todavia radicalmente contrária, adversária, rebelde, dando roupagem à proposta de atemporalidade e desapego ao que seja de praxe.

O seu estilo não possui uma só direção, tendendo sempre agregar a novas ideias , partindo desde o rock romântico, passando pelo samba, jazz , blues e pela bem aventurada música popular brasileira. Suas composições são frutos do ex-participante da antiga banda antecessora da Afínita, a Banda Trotsk , o qual, o guitarrista e compositor Esdras Paiva fazia parte. No entanto, mesmo não participando mais de modo direto, continua a contribuir para o desenvolvimento do projeto que tanto admira. Coadjuvando assim, para a promoção de seu já reconhecido trabalho na cena autoral local.

A universalização sonora da Banda tende sempre a consubstanciar em uma identitária assinatura musical. Não havendo uma definição estática de um modelo sonoro, uma vez que descarta rótulos e limitações , servindo assim, para um livre caminhar pelas diversas maneiras do despertar da sonoridade.


Integrantes:

Esdras Paiva - Guitarra

Úrsula Feitosa - Voz

Remy Oliveira - Bateria

Thiago Leonel - Baixo

Valber Santana - Guitarra

Fotos e Vídeos:

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Plataformas disponíveis: